Você completa o tão esperado 9° mês de gestação e já começa a sentir o frio na barriga. As últimas semanas são marcadas por aquela ansiedade e pelos últimos preparos para a chegada de seu pequeno — isso sem falar na rotina de consultas, que fica ainda mais intensa.
Para passar pelo período com mais facilidade, nada melhor do que saber exatamente o que acontece nessa reta final. Foi pensando nisso que criamos uma postagem explicativa sobre esse momento tão importante. Continue a leitura e fique mais tranquila!
Mudanças para a mãe
As últimas semanas representam um período de maior incômodo, já que a barriga está bem grande. A maioria das mamães reclama de dificuldades na hora de dormir, inchaços, roupas cada vez menores e vários outros pontos.
Como o bebê está maior, ele aperta a bexiga e torna as idas ao banheiro mais frequentes. Além disso, dependendo da posição em que fica, ele pode acabar provocando dores e as “contrações de treinamento” — que são como um preparo para o que virá em seguida.
Alterações para o bebê
Embora o feto já esteja bem desenvolvido, o processo ainda não acabou. O período final é crucial para um nascimento ainda mais tranquilo, já que o pequeno pode estar acabando de virar e se encaixando na posição ideal para o nascimento. Se você é do tipo que sonha com um parto normal, é bom entender que esse período é importantíssimo!
Além disso, a formação está sendo finalizada em alguns aspectos, especialmente nos pulmões. É na reta final, ou seja, no 9° mês de gestação, que os bebês acabam de ficar prontos para darem conta de toda a pressão que acontece no nascimento.
Rotina de exames
Se os exames e as consultas acontecem com um grande espaçamento de tempo no começo, a realidade é bem diferente no final da gravidez. Tais rotinas podem ficar mais frequentes, mas isso depende do organismo de cada mulher.
Algumas podem passar por um período mais delicado, enquanto outras passam pelos 9 meses de gestação com mais facilidade. Não existe regra! Por isso, o importante é estar profundamente alinhada com o médico, pois ele vai decidir e direcionar aos exames necessários.
Ajustes e preparos finais
A reta final também envolve outros preparos. A mamãe deve deixar a maioria das roupas do pequeno lavadas e prontas para o uso (esse ponto pode parecer um mero detalhe, mas passa despercebido para muitas delas).
Além disso, é muito importante já preparar a bolsa que será levada para a maternidade. Ela deve conter tudo o que é indispensável para o bebê e a mãe nesses dias, como roupinhas, pijama, peças íntimas e o que mais considerar necessário. Quanto antes você se programar, mais fácil será lembrar-se de tudo.
Depois de entender o que esperar do 9° mês de gestação, fica bem mais fácil lidar com a ansiedade, não é mesmo? É claro que ela só vai acabar de vez quando você segurar seu pequeno nos braços, mas saber como tudo acontece pode ajudar muito!
E tem mais: lembre-se de que esses são os parâmetros gerais, mas, como já falamos, não se trata de regras. Cada mulher tem seus próprios sintomas e suas necessidades. Que tal conhecer, agora mesmo, nosso kit para esse momento tão único de sua vida? Faça tudo com mais tranquilidade!