Maternidade Sem Categoria

Adotar uma criança também permite aos pais descobrirem um amor imensurável

Escrito por Mammybelt

Todo mundo já ouviu que ter filhos é uma jornada transformadora e personalizada, que cada mãe e pai vivem diferentes aprendizados, não é mesmo? Adotar uma criança é mais um desses caminhos apaixonantes.

Ela envolve perseverança e entrega, atos de amor imensuráveis. Mas, ao mesmo tempo, também gera incertezas, medos e inseguranças sobre as habilidades de cuidar e suprir as necessidades de uma criança. Afinal, é uma tremenda responsabilidade!!!

Então, como equilibrar esses sentimentos? Neste post, trazemos uma reflexão sobre esse momento tão importante e transformador na maternidade. Confira!

Responsabilidades e desafios ao adotar uma criança

Pais adotivos escolhem esse caminho da maternidade por diferentes motivos, e ele, por si só, já é um desafios emocional que provoca diferentes sentimentos.

Além disso, o processo de adoção é lento, em parte pela segurança da criança (acredite se quiser, mas há famílias que “devolvem” a criança adotada), mas também pela complexidade da burocracia brasileira. Mesmo que alguns pais recebam a adoção provisória, essa morosidade causa angústia e o desejo que tudo se concretize o mais rápido possível.

A adaptação à nova rotina, muitas vezes, é um desafio. Por mais que o casal ou a mãe/ pai tenha ansiado por isto, a chegada de uma criança muda tudo na vida da família. Aliás, esta mudança, independe de tratar-se de filho fruto de adoção ou de gestação. O fato é que há um serzinho que depende totalmente de você. Quando se trata de adoção de crianças maiorzinhas, o desafio pode ser ainda maior, visto que aquela criança ou adolescente já possui uma história de vida, já têm suas experiências.

No entanto, quando a adoção decorre de um processo maduro dos pais, os laços criados são eternos e, ainda, podem ser reforçados pela escolha das crianças, afinal de contas, no caso da adoção tardia, a decisão delas também é essencial. Assim, os pais também são adotados por seus filhos, e isso nada mais é do que: comprometimento e amor.

Quem nunca ouviu falar que um casal ou pai/ mãe vai a uma instituição, com a intenção de adotar, e bate o olho em uma criança e o encantamento é recíproco e imediato? Lindo demais, não é?

Powered by Rock Convert

Aprendizados e prazeres de ser escolhido por seus filhos

Comprometimento, amor e perseverança, sem dúvidas, são ingredientes básicos para o aprendizado de muitas lições e, claro, para curtir muitos prazeres que a chegada de um filho e a formação de uma família pode proporcionar.

Ser responsável por alguém é uma experiência que empodera, faz com que as pessoas descubram forças e habilidades que, até então, desconheciam.

Essa escolha também faz com que os pais pratiquem a generosidade, sintam-se amados, dediquem-se e sintam orgulho do desenvolvimento de seus filhos.

Atos de amor, inocentes e singelos que as crianças oferecem diariamente aos seus pais e avós também são alguns desses prazerem que a adoção proporciona e enchem o coração de amor.

Reflexões sobre adotar uma criança

Sabendo das alegrias e dos desafios, é muito importante fazer algumas reflexões antes de seguir adiante com o processo de adoção. Os pais podem começar com questionamentos básicos, como:

  • o que nos motiva a adotar uma criança?
  • estamos emocionalmente preparados para lidar com o processo de adoção?
  • estamos emocionalmente preparados para o acolhimento de um novo membro na nossa família?
  • conhecemos e estamos cientes dos trâmites legais para adotar uma criança?
  • estamos prontos para enfrentar todos os desafios desta jornada?

O bom de refletir sobre esses questionamentos é que eles exigem que os pais busquem informações, entendam seus sentimentos, conversem entre si, fortaleçam seus laços e conheçam mais profundamente os desafios da jornada de adotar uma criança. Muito importante que a adoção não seja motivada por uma carência dos pais, pela necessidade de “preencher um vazio”.

Mães e pais que vivem a experiência de adotar uma criança e são escolhidos por ela para serem amados são eternamente gratos. Além disso, é um capricho da vida que dois corações que até então não se conheciam, batam em uma sintonia tão perfeita, não é mesmo?

Então, quer inspirar as pessoas que estão a sua volta a olhar a adoção sob outro olhar? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This