Fica a dica Maternidade

Como conciliar os papéis de mãe, mulher e profissional

papeis de mae mulher e profissional
Escrito por Mammybelt

Muitas vezes, não é simples acreditar que é possível conciliar, em meio a tantos compromissos e funções, os papéis de mulher e profissional. As dúvidas e apreensões aumentam ainda mais quando se é mãe de primeira viagem.

Às vezes, você fica observando a vida de outras mulheres e se pergunta: como elas conseguem? Com certeza, não existe fórmula mágica e nem um modelo que se aplique a todas. Deve-se buscar ser a mãe, a profissional e a mulher possível a cada uma. Ou seja, a perfeição não existe: cabe a cada uma buscar uma maneira de conciliar os diferentes papéis, de acordo com a sua realidade. 

Apesar de não existir um modelo, existem dicas que podem ajudar a harmonizar o seu cotidiano diante de tantos compromissos e funções. Vamos lá?

Administre o seu tempo

Levar o filho na escola, cumprir com os compromissos profissionais, cuidar da  casa, cuidar de si mesma, etc… São muitas as tarefas do dia a dia e, se você não realizar uma mínima organização de seu tempo, a chance das coisas darem errado aumenta muito. 

É importante você criar uma rotina viável. Não adianta nada se propor a fazer diferentes atividades se elas não são possíveis. Dentro dessa organização, não se esqueça de levar em conta a sua individualidade e os momentos, ainda que mínimos, que te dão prazer. 

É imprescindível saber que, às vezes, as coisas não sairão como o planejado, mas isso não a faz menos mãe, mulher ou profissional. Para que isso não se torne uma rotina, estabeleça prioridades.

Estabeleça prioridades

Dentro da administração do tempo estabeleça prioridades. Existem aqueles compromissos que são inadiáveis, por exemplo, você precisa trabalhar (fato!). Então, talvez seja interessante se organizar perto do local de trabalho, realizando outras tarefas importantes na hora do trânsito. Você pode fazer supermercado no horário de pico (academia, quem sabe?!) e depois chegar mais rápido em casa e com a compra feita! Há aqueles que preferem colocar o filho em uma escola próxima ao trabalho (principalmente quem não tem ajuda de familiares e funcionário doméstico). Busque soluções que facilitem a sua rotina.

Para as outras tarefas, priorize as mais importantes. Distribua no decorrer da semana, divida com seu parceiro, delegue. Importante ter equilíbrio, mas para que ele seja praticável, peça ajuda!

Peça ajuda

Existem alguns compromissos que são exclusivamente de sua responsabilidade, mas outros não. Os cuidados da casa e do filho são de responsabilidade tanto da mulher quanto do homem. Dessa forma, não se trata de ajuda, mas do comprometimento e responsabilidade de ambos com essas funções. Combine e divida as tarefas com o seu parceiro de forma equilibrada.

Outra alternativa é recorrer às pessoas próximas. Sorte de quem tem alguém para ajudar por perto. Não precisa se sentir culpada por isso. Está tudo bem em relação a isso.

Mulher e profissional, mãe e mulher, profissional e mãe. Em vários momentos você se sentirá dividida e estressada entre tantos compromissos e funções que tem de desempenhar. Uma das principais características femininas é conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas cuidado para não se anular. Uma mulher feliz, com certeza, será uma mãe melhor. Lembre-se: o que importa é qualidade e não quantidade de tempo destinada a cada coisa. 

É possível ser mãe, mulher e profissional, TUDO ao mesmo tempo. E se falhar, não tem problema, na vida somos todas equilibristas.  Agora, você já tem dicas realistas para tentar cumprir e honrar os seus compromissos sem enlouquecer. 

Gostou do nosso conteúdo? Então, siga as nossas redes sociais e receba mais dicas e conteúdos exclusivos com o este! Estamos no Facebook e Instagram!

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This