Gestação

Conheça mitos e verdades sobre gravidez e saiba toda verdade!

Escrito por Mammybelt

O período de gestação é repleto de emoções e expectativas para os pais. Dentro desse contexto, é comum que eles ouçam muitos mitos sobre gravidez. Afinal, são diversas questões que geram dúvidas para muitas pessoas. Entre as principais, estão o que pode e não ser feito para o bem-estar da mulher e do bebê.

Com o objetivo de ajudar você, preparamos este post. Aqui você acompanha alguns mitos e verdades da fase gestacional e suas explicações. Confira!

1. Gestantes não devem fazer ginástica

Mito. A mulher grávida pode sim ser praticante de atividade física. Para isso, é necessário ter autorização de seu médico. Se durante a gestação não houver fatores de risco, não há problema. Dê preferência aos exercícios que não oferecem ameaça de queda. Os mais indicados são os de baixo impacto, como caminhadas e pilates.

2. Grávidas sentem mais calor

Verdade. De fato, há uma mudança de temperatura do corpo da grávida. isto porque o metabolismo fica mais acelerado. Com isso, ela passa a sentir mais calor que a maioria das pessoas.

3. O formato da barriga da gestante diz sobre o sexo do bebê

Mito. O formato da barriga da gestante não tem nada a ver com o sexo do bebê. Isso é apenas uma superstição que muitas pessoas acreditam. Só é possível saber se nasce um menino ou menina por meio da ultrassonografia. Assim mesmo, há uma margem bem pequena de erro. O abdome da gestante é apenas influenciado por sua genética e anatomia.

4. Gestantes podem ficar com a pele manchada pelo sol

Verdade. Realmente pode acontecer da mulher grávida ter mais manchas na pele ao tomar sol. A explicação é pelo aumento da melanina que ocorre na fase gestacional. A dica para evitar o problema é usar protetor solar no rosto e na barriga. São nessas áreas do corpo que há mais chances de acontecerem as marcas.

5. A gestante que tem muita azia vai ter o bebê cabeludo

Mito. Muitas mamães e papais ficam ansiosos para saber se o bebê será careca ou já vai ter bastante cabelo ao nascer. Quanto a isso, há os que dizem que a grávida com azia terá o filho cabeludo. Na verdade, a gestante pode ter azia pelos hormônios, que aumentam a acidez no estômago. Esse processo é a causa também de enjoos e náuseas, o que não tem conexão com os cabelos do recém-nascido.

6. Gestantes não devem ingerir alimentos com pimenta

Mito. A pimenta é um condimento que traz benefícios para saúde. No caso das grávidas, é preciso ter atenção ao uso nos alimentos, por intensificar a azia.  Quanto a ser um tempero abortivo ou que cause má formação no feto, é apenas um mito.

Por fim, vale ainda ressaltar a importância de consultar sempre um especialista. É o seu médico que vai poder tirar mais dúvidas dos mitos sobre gravidez. Além disso, mantenha seu pré-natal em dia para ter uma gestação tranquila.

Agora que já conferiu os mitos sobre gravidez, compartilhe este post em suas redes sociais. De certo, outras futuras mamães vão gostar de saber sobre o assunto. Até a próxima!

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This