Maternidade

Conheça os desafios da carreira após a maternidade​

Escrito por Mammybelt

Ainda nos dias de hoje a mulher enfrenta muitas dificuldades no mercado de trabalho — e esse quadro pode se agravar com a chegada de um filho. Afinal, nem sempre é fácil focar e investir na carreira após a maternidade.

Oportunidades de trabalho desiguais e salários mais baixos em alguns setores são os principais desafios da mulher no mercado de trabalho. Sempre haverá aquela entrevista de emprego em que o empregador vai sondar seus objetivos pessoais versus os profissionais. 

Após a maternidade, então, a situação costuma ser pior. Isso porque é senso comum que as mulheres tendem a priorizar a família, de modo que, em alguns momentos, o trabalho pode acabar sendo deixado de lado.

É difícil voltar a trabalhar depois do nascimento de um filho , é fato. A mulher sofre muito no início, mas esta é uma decisão que cabe a você e, quando muito, em conjunto acordo com seu parceiro, até por conta do orçamento doméstico. 

No entanto, é possível ser bem-sucedida no âmbito profissional e, ao mesmo tempo, ser uma mãe “quase” sempre presente na vida do seu pequeno, sabia?

Neste post você vai conhecer os principais desafios da carreira após a maternidade e algumas estratégias muito úteis que vão ajudar a manter o equilíbrio. Continue a leitura e veja que essa não é uma missão impossível!

Gerencie seu tempo

Administrar bem o seu tempo é essencial! Se você conta com um horário de trabalho predefinido, procure realizar todas as tarefas no próprio local em que trabalha. Lógico que, muitas vezes isto não é possível, dependendo da função exercida. Caso tenha que levar trabalho para casa, não se culpe. Fique um pouco com o pequeno, dê atenção de qualidade a ele e depois, foco no trabalho. 

Reserve os finais de semana e feriados para curtir seu filho, mas nunca se coloque em segundo plano. Lembre-se de que as mães precisam contar com uma boa saúde — e não apenas física — para que possam cuidar bem dos seus filhos. 

rotina está muito corrida? Provavelmente, sim. Não é fácil dar conta de tudo e estar sempre disposta. Nota-se que os pais têm se envolvido cada vez mais com a criação dos filhos, mas ainda acho que a mulher continua sendo muito cobrada. O primeiro passo é pedir ajuda, seja ela de um parente, de uma babá ou escolinha infantil.  

Mantenha o equilíbrio emocional

Os desafios da carreira após dar a luz estão deixando você à beira de um ataque de nervos? Calma, isso é normal, principalmente quando você está dormindo poucas horas seguidas por noite e amamentando.

Infelizmente, ainda existe muita pressão sobre as mães, que se sentem culpadas por não cumprir todas as exigências impostas pela sociedade. Porém, você não tem que carregar o mundo nas costas.

Ser mãe é algo maravilhoso, mas também é uma tarefa muito cansativa. Chore quando se sentir triste e cansada. Divida com o pai (ou com outra pessoa próxima) algumas obrigações que não precisam ser cumpridas exclusivamente por você. 

Quando der, peça para alguém ficar com a criança uma horinha para que possa descansar, fazer as unhas, dormir, tomar um café, enfim, o que lhe der prazer. Esta uma hora será revigorante, você vai ver. 

Com o corpo e a mente descansados e em sintonia, vai ser bem mais fácil lidar com a carreira e a maternidade.

Pare de cobrar tanto de si mesma

Muita coisa pode mudar na sua vida após a maternidade. É natural querer ser uma supermãe e fazer tudo da maneira mais perfeita — em especial quando se trata do primeiro filho.

Você não deve sentir culpa quando algo não sair como o esperado, afinal a criança não vem acompanhada de um manual de instruções.

É possível aprender com seus erros e acertos e, por isso, não se preocupe em ser uma mãe “nota 10”. Foque em fazer o seu melhor e aproveitar ao máximo os momentos em que está com seu pequeno.

No entanto, não há problema se de vez em quando não tiver energia para brincar, estimular e ter o tal tempo de qualidade com seu filho. A exaustão dificulta bem esta tarefa. Lembre-se: a mãe é um ser humano com todas as necessidades inerentes. 

Continuar trabalhando e investir na carreira após a maternidade exige um pouco de jogo de cintura. Cobre-se menos, converse com outras mães que passam ou passaram pela mesma situação e verá que não está sozinha. Por esse motivo, não recuse ajuda. As avós estão disponíveis e dispostas a socorrer quando for necessário? Então aproveite!

Caso não tenha muita ajuda de parentes ou não possa arcar com uma babá, abra mão de certos “preconceitos” e faça uso da Galinha Pintadinha, Peppa e afins, afinal todo mundo precisa de um respiro, não é? Porque uma mãe não precisaria? 

Assim, caso precise/ queira conciliar carreira com filhos, tenha em mente que não é fácil para ninguém, que o mais importante é a criança se sentir amada e que você é uma pessoa e portanto, falha. Normal! Dê tempo ao tempo, que as coisas vão se encaixando e sempre que puder, tire um tempinho para você. Certamente seu bem estar vai refletir nas relações domésticas. 

Agora que você já conhece os desafios de ter uma carreira após dar a luz e as estratégias para equilibrar as funções de mãe com os encargos do trabalho, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude suas amigas nessa tarefa!

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This