Após 9 meses de gestação, você finalmente pode ter seu pequeno nos braços. Além da alegria de poder segurá-lo e ver como é o seu rostinho, esse é um momento muito transformador na vida dos pais. Justamente por isso, exige muita atenção e preparação. Há cuidados com o recém nascido que precisam ser observados.
Se você está vivenciando essa situação pela primeira vez, veja quais são os principais cuidados com recém-nascido, bem como com a mamãe, que também é muito demandada, certo? Confira!
1. Estimule a amamentação
A nova rotina envolve um tempo para que a mãe e recém nascido se adaptem um ao outro. A amamentação, por exemplo, pode não estar entre as tarefas mais simples, exigindo certo estímulo e comprometimento dos dois.
O ideal é dar início ao processo ainda na sala de parto. Mesmo que o bebê ainda não sugue, ele já vai se familiarizando com a pele e cheiro da mãe. Depois disso, continue estimulando até que uma boa dinâmica surja entre vocês. Após um tempo de dedicação, tudo fluirá melhor.
2. Evite visitas
Como falamos, o primeiro mês é fundamental para que a casa entre na nova rotina. Justamente por isso, é bom evitar muitas visitas ou circulação. Caso a nova mamãe e papai não se sintam dispostos a receber visitas: sejam francos. Todos entenderão, afinal este é um período muito peculiar.
Caso ainda assim, as visitas ocorram, é bom saber se a pessoa está saudável e não vai se demorar muito. E não se esqueça: é fundamental que todo mundo higienize as mãos antes de pegar o recém nascido. Além do mais, as visitas devem evitar beijar o bebê, principalmente no rosto e mãos.
Nesse tempo, esforce-se para que o lar seja um ambiente silencioso. Seu filho acabou de sair do útero materno, então é bom que encontre um lar igualmente tranquilo, pelo menos nos primeiros dias.
3. Faça atividades relaxantes
Os recém-nascidos podem ficar estressados nos primeiros dias devido à mudança de ambiente. Assim, é fundamental investir em atividades relaxantes, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Invista em massagem no seu pequeno e, para você, aposte em técnicas de alongamento e respiração profunda. Acredite: os resultados são ótimos!
4. Dê banho da maneira correta
É bem provável que você aprenda a dar um banho ainda na maternidade, o que é muito importante para acertar em casa. A principal dica é colocar tudo bem pertinho da banheira, inclusive toalha para corpo e cabeça.
O ideal é deixar a temperatura da água mais ou menos com 36º, pois assim ele não sentirá frio ou calor. Os especialistas recomendam que o banho aconteça por partes, primeiro lavar a cabecinha, depois o corpo.
5. Evite sair no primeiro mês
Ficar em casa é a melhor maneira de se adaptar a nova rotina. Além disso, como bebês recém-nascidos possuem um sistema imunológico imaturo, é fundamental não expô-los aos perigos do meio externo, principalmente no primeiro mês de vida.
O ideal é que as saídas fiquem restritas às idas ao pediatra, pois assim você consegue tirar as dúvidas e avaliar a saúde do seu pequeno.
Até 3 meses é bom também evitar lugares fechados e cheios de gente. Se a mamãe sentir necessidade de espairecer, é melhor deixar o bebê com alguém de confiança e dar uma voltinha entre uma mamada e outra (esta saidinha faz milagres para a mamãe, experiência própria).
6. Prepare-se para trocar muita fralda
Os primeiros dias são marcados por muito sono do seu pequeno. É bem provável que ele durma de 20 a 22 horas diárias, acordando apenas para amamentar. Esse tempo também significa um consumo intenso de fraldas.
Como o organismo está acabando de se desenvolver, os recém-nascidos chegam a fazer cocô cerca de 8 vezes por dia. Faça a higienização com algodão e água morna, de forma suave e calma. Lembre-se que a limpeza deve sempre acontecer da frente para trás.
7. Banhos de Sol
Os banhos de sol são muito importantes para o bebê, mas só depois da primeira visita ao pediatra. Eles podem ocorrer dentro de casa, desde que em um local onde bata sol, com a janela aberta. De início devem durar no máximo 15 minutos e atingir só as perninhas. Importante também que ocorram antes das 10 hs. ou depois das 16/ 17 hs., dependendo do horário de verão.
Agora que você conhece os cuidados com recém-nascido que deve adotar, não deixe de seguir nossas dicas para tornar o período ainda mais tranquilo. Contudo, não se esqueçam que este é um período tenso para os pais, principalmente para a mãe, que fica exausta. Portanto, cuidem-se também (e sejam sinceros com as visitas, insisto).
Aproveite para ler nosso artigo sobre como manter a autoestima na gravidez. Assim, você se sente ainda mais bonita e plena nesse momento especial da vida de uma mulher!