A gestação é um verdadeiro sonho para a maioria das mulheres. Ainda assim, as mudanças no corpo e alguns efeitos colaterais podem trazer muito desgaste. Um deles é o inchaço na gravidez, um sintoma muito comum que não costuma trazer grandes complicações.
Entretanto, em alguns casos esse inchaço representa um sinal de alerta, podendo ser o primeiro indício de algum outro problema. Para entender um pouco melhor o que pode causar essa sensação (e como evitá-la), não deixe de ler o post de hoje!
Por que as mulheres incham durante a gestação?
O inchaço é um dos sintomas mais comuns em qualquer gravidez e ficam ainda mais comuns no final do segundo trimestre da gestação. Ele pode ser o responsável por causar peso nas pernas, desconforto e até mesmo dificuldade em usar anéis.
Ele acontece, de uma forma geral, como um reflexo da retenção de líquidos. Conforme a gestação evolui, o bebê acaba comprimindo muitos vasos sanguíneos, dificultando a circulação correta do sangue.
Quais são as principais causas do inchaço na gravidez?
O inchaço é muito comum, atingindo grande parte das mulheres gestantes. Além desse fator recorrente da retenção de líquidos, outras causas podem estar relacionadas ao sintoma.
O calor excessivo é outro fator natural que pode aumentar muito o desconforto. Quem passa pela reta final em períodos quentes pode sofrer ainda mais com inchaços (principalmente em pernas, mãos e pés).
Somado a isso, as alterações na pressão arterial são outra causa comum, mas exigem mais atenção. Se estiver acompanhado de formigamentos, limitações nos movimentos e dores na nuca, é melhor acionar o médico. Essa alteração é um pouco mais perigosa — tanto para a gestante como para o bebê.
Para fechar, outro motivo que pode ter uma relação direta com o inchaço na gravidez é a pré-eclâmpsia. Ela está diretamente relacionada ao aumento da pressão e deve contar com um acompanhamento de perto do médico. Esse cuidado é necessário, visto que nesse caso a futura mamãe fica mais vulnerável a situações de convulsão e coma.
Como evitar esse desgaste?
Veja algumas dicas que selecionamos:
Consuma sal de forma controlada
O mais indicado é diminuir consideravelmente a porção de sal no período de gestação. Como é um dos grandes responsáveis pela retenção de líquidos, essa é uma ótima alternativa.
Adote prática de exercícios físicos
Movimentar-se é uma ótima forma de evitar e diminuir os inchaços na gravidez. Procure uma atividade mais leve, como hidroginástica ou caminhada e fique mais tranquila. Sempre consulte seu médico, caso você vá iniciar a atividade física nesta fase.
Descanse com os pés para cima
O inchaço pode aparecer com mais facilidade ao final do dia, principalmente se você ficou muito tempo em pé ou sentada. Por isso, levante as pernas quando chegar em casa — seja com um banco ou um travesseiro na hora de deitar. Essa é uma ótima forma de melhorar a circulação!
Beba bastante água
Quanto melhor estiver o funcionamento dos rins, menor o inchaço provocado no período. Por isso, esforce-se para beber bastante água.
Evite roupas apertadas
As roupas muito justas também não são uma boa opção, exceto se confeccionadas com tecidos com bastante elastano. Como acabam comprometendo a circulação, podem ser facilitadoras para a retenção de líquidos. Por isso, evite-as a todo custo!
Agora que você entende melhor quais são as principais causas do inchaço na gravidez, já percebeu que deve ficar atenta, certo? Embora seja algo simples na maioria das vezes, nada melhor do que evitar os sintomas e garantir uma gestação mais tranquila!
Aproveite e garanta agora mesmo faixas e extensores que vão ajudá-la a ficar mais confortável nesse período mágico da sua vida! Mas, lembre-se, nada de jeans justos, hem?!