Fica a dica Gestação

6 dicas para manter a autoestima na gravidez

Dicas para manter a autoestima na gravidez

O período da gestação é um dos momentos mais intensos da vida de uma mulher, e se você já passou (ou está passando) por ele sabe muito bem do que estamos falando. Com muitas alterações hormonais, é natural que a mulher vivencie altos e baixos nesse tempo. Ainda assim, é sempre bom adotar algumas medidas que ajudem a manter a autoestima na gravidez.

Pensando nisso, listamos algumas dicas neste post. Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para aproveitar esse momento incrível da melhor maneira possível! 

1. Invista em uma alimentação equilibrada

É muito natural que a mulher engorde no período da gestação, mas é importante que isso também aconteça de forma controlada e saudável. Assim, nada melhor que investir em uma boa alimentação, pois é uma maneira de controlar o ganho de peso e ainda oferecer tudo o que seu bebê precisa.

Contudo, lembre-se de que o importante é focar na saúde e não na parte estética.

2. Cuide de si mesma

Estar bem-vestida, com o cabelo bem-cuidado e com as unhas feitas são alguns pontos que podem ajudar a manter a autoestima na gravidez (aliás, em qualquer momento). Além disso, atualmente existem muitos modelos de roupas bonitas e modernas para gestantes e várias maneiras de adequar seu guarda roupa para a gravidez de forma criativa. Deem uma olhada nesse post: “Moda Gestante: como adequar o guarda roupa para a gravidez”. Então não tem motivo para descuidar do visual.

Cuide de você mesma e perceba os impactos positivos que essa atitude pode trazer!

3. Pratique uma atividade física

A atividade física é importante em qualquer etapa da vida e pode ser ainda mais durante a gravidez. Além de ajudar a manter o peso, ela contribui para evitar a diabetes gestacional e para fazer com que a gestante se sinta melhor, pois promove a liberação de dopamina e serotonina (os hormônios do bem-estar).

Os exercícios físicos também ajudam a preparar o corpo para a hora do parto, pois estimulam a musculatura (caso opte pelo parto normal), porém, consulte seu médico antes de começar a praticá-los.

4. Mantenha o corpo hidratado

À medida que a barriga vai crescendo e que a pele se estica, é possível que algumas estrias comecem a aparecer. Para evitar que isso aconteça, mantenha sua pele hidratada. Como há aí um forte componente genético, seu médico é a pessoa mais indicada para dar dicas sobre cremes e óleos hidratantes para o seu caso. 

5. Tenha uma conversa franca com seu parceiro

O papel do seu parceiro é fundamental nesse momento. Ele deve entender o que está acontecendo com sua mente e com seu corpo para que possa apoiar você nessa fase tão importante. Assim, procure conversar com ele a respeito dos seus sentimentos e das mudanças que você tem vivido.

6. Entenda o momento pelo qual você está passando

Por último, não se sinta culpada se tiver seus momentos de baixo astral. As mudanças são muitas, as alterações hormonais interferem no seu humor, enfim, há um fator químico aí. Se quiser ficar quietinha, fique. Vai passar …

Importante que você mesma tenha em mente o momento único que está vivenciando. Aproveite bem esse período, não se cobre, converse com o seu bebê e se cuide. 

Agora que você já sabe como passar por essa fase de uma maneira tranquila e saudável, é só colocar nossas sugestões em prática! 

Gostou das nossas dicas para manter a autoestima na gravidez? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos como este!

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This