Gestação

Entenda como é o desenvolvimento do bebê na gestação!

Escrito por Mammybelt

É muito intenso e apaixonante acompanhar o desenvolvimento do bebê na gestação, não é mesmo? A cada dia e mês, suas pequenas estruturas fisiológicas são formadas e, junto delas, um amor sem tamanho no coração dos pais.

Acompanhar essa evolução, de certa forma, é uma preparação para eles, que muito em breve iniciarão uma jornada ainda mais desafiadora e gratificante. E é também um cuidado necessário para saber se está tudo bem com a mãe e o bebê, é claro.

Você sabe o que realmente se passa no útero da mãe nessas 40 semanas? Então, leia mais neste post que contamos tudo com muito carinho.

1º trimestre do desenvolvimento do bebê na gestação

Uma coisa sobre a gravidez é fato: nem tudo a ciência explica e, por isso, o termo “milagre da vida” não é um exagero. É muito comum, por exemplo, algumas mulheres se sentirem grávidas logo nos primeiros dias da gestação, e outras somente após a confirmação do exame laboratorial.

Por isso, o primeiro trimestre da gestação é muito particular para cada mulher. Dentro do útero, no entanto, a revolução é enorme.

1º mês

No primeiro mês, o zigoto, que é o óvulo fecundado pelo espermatozoide, viaja até o útero da mulher, onde se tornará um embrião. Provocado por esse “corpo estranho”, o organismo da mulher começará a produzir milhares de hormônios e condições para a gestação.

2º mês

Nessa fase, o embrião ainda é muito pequenino, mas já desenvolveu neurônios, células do sangue, cérebro, algumas características externas e o coraçãozinho, que vai bater forte no exame ultrassom por volta da quinta semana.

3º mês

Nessa fase, os braços e pernas do bebê começam a ganhar destaque, assim como o tecido que, mais tarde, se transformará nos ossos do pequeno. Pulmões, olhos e ouvido também estão em formação nesse mês, que vai até a nona semana.

2º trimestre do desenvolvimento do bebê na gestação

No segundo trimestre, o bebê vai começar a pedir espaço, e a barriguinha da mamãe vai ficar mais proeminente. Mais do que nunca, é hora de usar roupas confortáveis e modernas da linha da Mammybelt, que, aliás, podem acompanhar a mamãe no pós-parto também.

4º mês

É nesse mês que seu pequeno deixará de ser um embrião e começará a ser chamado de feto. A maior parte dos órgãos já está formada também. É hora de crescer!

5º mês

No quinto mês, a cabeça do feto ainda é maior do que o corpo, mas seu crescimento está em progresso acelerado. Uma curiosidade é que os traços faciais já estão definidos nessa fase.

6º mês

Ossos e músculos crescendo aceleradamente! Alguns cabelos também já estão começando a aparecer e, adivinha só? Ele já está mexendo, testando seus membros e escutando todo o barulho que vem de fora da barriga, uma ótima oportunidade para conversar carinhosamente e colocar músicas suaves para relaxar.

3º trimestre do desenvolvimento do bebê na gestação

O último trimestre rende lindas fotos da mamãe com roupas que valorizam sua barriga, mas, no ultrassom, o bebê também faz bonito!

7º mês

Esse é um período lindo porque o cérebro do bebê já está praticamente formado, ou seja, ele começa a controlar muitas de suas funções. Alguns estudos, inclusive, apontam que os bebês começam a sonhar durante essa fase como parte de sua aprendizagem.

8º mês

Esse é um mês em que os bebês precisam, principalmente, amadurecer os pulmões e crescer muito. Muitas mulheres engordam alguns quilinhos nessa fase, além de reterem mais líquido. 

9º mês

No último mês, o bebê está entre 34 e 40 semanas, preparando-se para nascer. No finalzinho, se encaixa para o parto normal, e por estar grandinho, pode mexer menos dentro do útero da mamãe.

Depois de todas essas fases do desenvolvimento do bebê na gestação, é hora de esperar um novo ciclo começar, não é mesmo? Tente ter uma gravidez tranquila!!!

Então, é hora de garantir algumas peças de roupa que vão trazer conforto em todo esse processo. É só entrar no site da Mammybelt para conhecer nossas coleções.

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This