Gestação

Exames na gravidez: conheça agora os mais importantes

Escrito por Mammybelt

Ter um acompanhamento pré-natal é essencial para conferir o desenvolvimento do feto e preservar a saúde da mulher durante a gestação, identificando possíveis riscos e tomando medidas preventivas.

Mas você sabe quais os procedimentos que devem ser feitos nesse período? Para tirar todas as suas dúvidas, listamos os principais exames na gravidez que precisam ser realizados em cada trimestre. Quer conhecê-los? Então, acompanhe a leitura.

Hemograma

Realizado na primeira fase da gravidez com o objetivo de averiguar como está o sangue da mulher, o hemograma fornece informações sobre hemácias, plaquetas e leucócitos, e é capaz de identificar se há infecções ativas ou sinais de anemia. A partir dos resultados do hemograma, o médico pode verificar a necessidade do uso de suplementos.

Tipagem sanguínea

Também nos primeiros meses é feito o exame de tipagem sanguínea, que identifica mulheres com sangue fator Rh negativo, que estejam grávidas de bebês com sangue Rh positivo. Esse exame é importante porque gestantes nessa condição devem receber a injeção de imunoglobulina no terceiro trimestre e após o parto, para evitar uma resposta imunológica exagerada ao fator Rh do feto.

Glicemia de jejum

Importante para identificar o surgimento da diabetes gestacional, esse exame deve ser feito tanto no primeiro quanto no segundo trimestre da gestação.

Sorologia para HIV

Identifica se a gestante é soropositiva para o HIV e é realizado no primeiro trimestre. Caso o resultado seja positivo, são planejadas as medidas de segurança para que o bebê não seja infectado no parto.

Além do HIV, são feitos também exames para rastrear outras infecções, como sífilis, rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose e hepatite B e C.

Exame de urina

No primeiro trimestre é realizado, também, o exame simples de urina e a urocultura, que verifica alterações do sedimento urinário e possíveis infecções. Esses exames devem ser repetidos no segundo e terceiro trimestre.

Ultrassom

O ultrassom é um dos principais exames da gravidez. Ele é realizado mais de uma vez ao longo da gestação e permite que o médico acompanhe o desenvolvimento do bebê, avalie riscos e previna o parto prematuro.

Powered by Rock Convert

 Todas as gestantes devem realizar, no mínimo, 3 ultrassons durante a gestação, mas é importante ter em mente que, cada gravidez é única, portanto, somente o obstetra pode avaliar quantos exames serão indicados.

No primeiro trimestre, o ultrassom permite determinar quantos bebês estão sendo gerados, onde ocorreu a implantação do embrião no útero e qual a idade gestacional.

Já no segundo trimestre, é possível verificar novas informações. Nesse período é verificado se existem malformações, qual o estado de desenvolvimento dos órgãos do bebê e como está seu crescimento.

O ultrassom de translucência nucal (e análise da presença do osso nasal), realizado entre a 11ª e a 14ª semana, em que é medida a região da nuca do feto, permite avaliar problemas genéticos como a síndrome de Down, malformações cardíacas, entre outras anomalias. Já o tão aguardado ultrassom que identifica o sexo da criança acontece por volta da 20ª semana.

Por fim, no último trimestre, os ultrassons são necessários para uma nova avaliação do crescimento do bebê, do nível do líquido amniótico e o acompanhamento da localização da placenta.

Além da ultrassonografia convencional, a gestante pode realizar, conforme sua necessidade, outros tipos de ultrassom, por exemplo:

  • ultrassom morfológico: conta com imagens mais detalhadas do que o convencional e permite a avaliação do crescimento do bebê e desenvolvimento de seus órgãos;
  • ultrassom em 3D: oferece imagens com maior nitidez, o que facilita um melhor rastreio de possíveis malformações, além de mostras traços do rosto da criança;
  • ultrassom em 4D: permite que a mãe veja os movimentos do bebê em tempo real aliados à qualidade da imagem em 3D.

Os ultrassons 3D e 4D devem ser realizados entre as semanas 26 e 29, pois assim, será possível visualizar imagens mais nítidas.

Durante a gestação, é fundamental que a mulher realize diversos exames para garantir sua saúde e a do feto. Para que o período ocorra sem maiores complicações, é importante realizar o acompanhamento pré-natal com um profissional de confiança.

Agora que você já sabe a importância dos exames na gravidez, confira também nosso post sobre o desenvolvimento do bebê na gestação!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This