Gestação

Qual a influência da música na gestação?

Escrito por Mammybelt

Muitos não sabem, mas durante esse momento tão poderoso da vida que é a gravidez, alguns hábitos comuns podem oferecer benefícios bem interessantes, tanto às mulheres quando aos seus bebês. E um deles é o de ouvir música na gestação.

Isso mesmo! Separar um tempo para escutar as suas melodias favoritas pode te ajudar a trabalhar alguns sentidos do bebê, favorecendo o desenvolvimento do feto e melhorando a qualidade de vida de vocês dois.

Neste post, nós vamos falar melhor sobre esses benefícios, explicando o que acontece com o bebê e com a gestante enquanto ouvem um sonzinho, além de tirarmos algumas dúvidas comuns quando o assunto envolve barulho e nenês. Ficou interessada? Então, continue lendo!

Quais são os benefícios da música na gestação?

Como dissemos, ouvir músicas durante a gestação traz alguns benefícios bem fáceis de notar. Vejamos, então, os principais deles!

Começa a trabalhar alguns sentidos do bebê

Desde a sua concepção até o nascimento, não é segredo que o bebê se forma todinho dentro da barriga da mãe. Isso inclui os seus sentidos — como a visão, o tato e a audição. Então, quando colocamos músicas para os bebês ouvirem desde o início, estamos estimulando o desenvolvimento desses sentidos.

Ele terá mais tipos de sons para ouvir e prestar atenção, podendo virar a cabecinha em direção à canção, por exemplo. Dependendo do seu humor no dia, ele pode até ficar menos ou mais agitado, trabalhando um pouco do seu tato também.

Powered by Rock Convert

Ajuda o desenvolvimento do feto

No final década de 1990, era comum a ideia de que colocar o bebê para ouvir música clássica faria com que ele ficasse mais inteligente depois que nascesse. A verdade, porém, é que não existem provas de que isso realmente acontece.

O que alguns estudiosos acreditam é que ouvir melodias (sejam quais forem) durante a gestação ajuda a tornar o cérebro da criança mais ativo. Estudos têm mostrado que os bebês que foram expostos à música enquanto ainda estavam na barriga exibiram mais atividades cerebrais, de modo geral.

Melhora a qualidade de vida da mãe e do bebê

Ouvir músicas que o bebê consiga assimilar gera menos desconfortos, pois o seu filho ficará mais calminho dentro da sua barriga. Inclusive, esse pode ser um meio de acalmá-lo até depois do nascimento, já que ele reconhecerá a melodia e entenderá que está seguro.

Além disso, grávidas que escutam, ao menos, 30 minutos de música por dia têm mais facilidade para controlar a ansiedade, a hipersensibilidade causada pelos hormônios e até a insônia.

E quais são as principais recomendações ao ouvir as músicas?

Bom, já entendemos a vantagem da música na gestação, mas na hora de escutá-la, na prática, algumas dúvidas podem surgir. Por isso, respondemos a seguir as mais frequentes entre as gestantes (e os pais):

  • estilo musical — ouça músicas que tragam bons sentimentos para você, sem se importar se ela é calma ou agitada, pois isso não influenciará o comportamento da criança;
  • volume — como o líquido amniótico é um ótimo condutor, evite colocar os fones de ouvido na barriga com um volume muito alto. Se conseguir, tente limitar esse tempo a uma hora por dia, só para evitar que o seu bebê seja estimulado além da conta;
  • quando colocar músicas para o feto — se isso é algo que faz bem para a gestante e ela sente que a conecta com o bebê, pode ser feito desde o início da gestação. Porém, é só a partir da vigésima semana de gestação que o sistema auditivo do bebê se desenvolve.

Enfim, como vimos, ouvir música na gestação influencia positivamente a gravidez, o desenvolvimento do bebê e o próprio dia a dia da gestante. Então, se você já gosta de música, mas tinha receio de colocá-la para o seu filho, escolha a sua canção favorita e faça o teste!

E agora, se gostou do nosso conteúdo, aproveite para nos seguir nas redes sociais e receba todas as próximas novidades em primeira mão! Estamos no Facebook, no YouTube e no Instagram.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This