Fica a dica

O que não pode faltar na decoração para quarto de bebê?

Escrito por Mammybelt

Antigamente, quando o assunto era a decoração para quarto de bebê, vários temas fofinhos vinham à tona. Safari, carrinhos, bailarinas e princesas. Porém, atualmente, vivemos uma explosão de possibilidades e estilos.

Nada contra o tradicional, na verdade, é ótimo que ele exista junto com as demais opções e que as empresas especializadas em decoração estejam prontas para executar os mais diversos estilos. Mas é muito importante que, além de primar pela beleza, o ambiente seja acolhedor e confortável para a mamãe e o bebê, certo?

Pensando nisso, listamos neste post algumas dicas de decoração e mobiliário que não podem faltar no quarto de bebê. Seguindo essas ideias, você pode ficar à vontade para extrapolar na criatividade! Confira.

Estilo único na decoração para quarto de bebê

Tudo bem não querer o estilo tradicional, atualmente, as decorações para quarto de bebê estão cada vez mais variadas e acessíveis. Mas, se a oferta está alta, não significa que você deve sair misturando tudo por aí, certo?

Escolha um estilo único que represente esse momento, com bom gosto e alinhado com as preferências dos pais. Isso vai ajudar a ser mais objetivo na escolha dos móveis, adornos e enxoval.

Um quarto romântico pede móveis rebuscados, com arabescos e babados, por exemplo. Já um mais moderno tem padrões de estampas diferenciados, mobiliários retos ou de design com assinaturas de artistas conhecidos. Escolha qualquer um e mergulhe nas referências.

Padrão de cores confortáveis e atemporais

Outra dica importante é a questão das cores. Sejam listras, adesivos ou pinturas, prefira inicialmente as cores mais neutras e atemporais.

Isso trará mais conforto e tranquilidade para o ambiente, e, além do mais, podem durar mais tempo porque não saem de moda nem enjoam os moradores.

Mobiliário versátil

Por falar em durabilidade, outro item que não pode faltar na decoração do quarto do bebê são móveis funcionais e que vão acompanhar o desenvolvimento do seu filho.

Berços que transformam em cama, trocadores que podem servir como escrivaninha de estudos futuramente e poltronas de amamentação que se adaptam à decoração de outro ambiente da casa, como o escritório, são essenciais.

Eles compõem o ambiente do quarto do bebê no tempo certo e depois se adaptam às outras necessidades da família.

Segurança para o bebê e a mamãe

A segurança também não pode ficar de fora dessa lista. A escolha do berço, por exemplo, tem que considerar as especificações do INMETRO para o espaço entre as grades, material da fabricação, tinta utilizada para decorá-lo etc.

Os protetores de berço também são itens a serem escolhidos considerando a segurança do bebê. Peças que podem cair sobre a criança durante o sono não são recomendadas, por exemplo.

Cuidados com a segurança de quem transita pelo quarto também são importante. Tapetes decorativos devem ter sistema antiderrapante, não é mesmo?

A iluminação do quarto, outro item que a decoração utiliza para valorizar os espaços, também deve considerar as visitas da madrugada para a amamentação. Ou seja, devem ser confortáveis, mas ao mesmo tempo, garantir que a mãe consiga andar pelo ambiente sem dificuldades.

Funções dos objetos para o desenvolvimento do bebê

Você certamente já deve ser ouvido falar sobre os quartos montessorianos. Eles são baseados em uma filosofia para o desenvolvimento da autonomia da criança por meio de estímulos.

Dessa maneira, cada item do quarto tem o objetivo de estimular os sentidos do bebê. Espelhos na altura de seus olhos, desenhos e padrões no papel de parede, camas na altura do chão para que, quando maiorzinhos, possam deitar e levantar sozinhos, e por aí vai.

Fazer a decoração para o quarto de bebê é uma delícia, vários sentimentos e realizações são vividas nessa etapa, mas também é preciso ser consciente nos gastos. Por isso, pensar em suas funcionalidades e em um estilo mais definitivo são ótimas ideias, não é mesmo?

Curtiu essas dicas de decoração para quarto de bebê e quer ficar por dentro das novidades do universo da maternidade? Então curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para receber mais dicas e novidades.

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This