Gestação

Saiba como evitar azia na gravidez de uma vez por todas!

Escrito por Mammybelt

A azia é bem comum durante a gestação, por conta das alterações físicas e hormonais. A digestão acontece mais lentamente e os gases no estômago aumentam, podendo levar ao refluxo. Além disso, o útero cresce e pressiona o estômago e o intestino, contribuindo para que o suco gástrico volte ao esôfago. Agora, a pergunta que não quer calar: como evitar azia na gravidez? 

Embora seja um sintoma típico desse período, existem algumas formas de minimizar o desconforto, aproveitando melhor essa fase tão especial e cheia de novidades, principalmente para quem vai ser mãe pela primeira vez.

Continue lendo e confira algumas dicas que vão ajudar você a evitar azia na gravidez, curtindo esse momento com muita disposição!

Faça pequenas refeições

É normal sentir mais fome durante a gravidez, afinal, o corpo está em constante transformação. Para não ter aquela sensação de estômago vazio e, ao mesmo tempo, evitar azia, o ideal é comer porções menores e mastigar bem os alimentos, facilitando a digestão. Fazendo pequenas refeições em intervalos de, mais ou menos, três horas — ou conforme orientação médica — você estará saciada e não vai sofrer com queimação na garganta e no estômago.

Tente não se deitar logo após comer

Bateu aquela preguiça e uma vontade de dormir logo após comer? Tente adiar o sono da beleza por, pelo menos, umas duas horas. Dessa forma há menos chances de ter refluxo e, consequentemente, de sentir azia. Mas não se esqueça de que descansar e dormir bem durante a gravidez é fundamental para que você se sinta disposta e se mantenha saudável durante a gestação, bem como para o desenvolvimento do seu bebê.

Procure não ingerir cafeína

Alimentos e bebidas que contenham cafeína não devem fazer parte da sua dieta, pois enfraquecem a válvula cárdia — que fica entre o esôfago e o estômago —, fazendo com que as substâncias que estão no estômago voltem para o esôfago, causando, assim, a azia.

É válido lembrar que o consumo de cafeína durante a gravidez já não é indicado devido a outros fatores, como aumento da frequência cardíaca e do metabolismo corporal e maior vasoconstrição — diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos. Em excesso, ainda pode comprometer a absorção de ferro pelo organismo, nutriente essencial durante a gestação. No entanto, uma xícara por dia, não contribui para complicações. 

Evite líquidos durante as refeições

Outra dica importante sobre como evitar azia na gravidez tem a ver com a ingestão de líquidos durante as refeições. Ingerir água ou suco, por exemplo, junto da comida aumenta a distensão do estômago, favorecendo o retorno dos ácidos estomacais ao esôfago. É extremamente importante beber muita água durante a gestação, contudo, o ideal é que isso seja feito aproximadamente 30 minutos antes ou depois das refeições e em maior quantidade durante o dia, de forma que você não precise acordar muitas vezes para ir ao banheiro.

Viu como é fácil evitar/ minimizar a azia na gravidez? Seguindo nossas dicas você, com certeza, vai se sentir bem melhor! Se o desconforto persistir, procure um médico, pois ele poderá prescrever algum medicamento, caso seja necessário, sem comprometer a sua saúde e a saúde do seu bebê. Mas nada de tomar remédios por sua conta, ok? Procure sempre a orientação de um profissional.

Agora que você já sabe como evitar azia na gravidez, que tal ficar sempre por dentro de outros assuntos sobre gestação, amamentação e moda para gestante? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This