Fica a dica

Saiba como se preparar para o parto e ficar tranquila

Escrito por Mammybelt

Parecia que demoraria uma eternidade, mas em um piscar de olhos, você já está no 9º mês de gravidez. Com a data prevista para o parto cada vez mais próxima, a ansiedade em ver o rostinho do bebê se mistura com o medo de uma experiência desconhecida. Por isso, é importante saber como se preparar para o parto.

Principalmente se você é mamãe de primeira viagem, o nervosismo pode dar as caras com força. Mas não se preocupe! Se você souber o que esperar e como lidar com esse momento, ficará muito mais tranquila. Por isso, acompanhe este texto e confira algumas dicas para o tão esperado trabalho de parto!

Como ocorre o parto?

O trabalho de parto é um processo que varia muito de mulher para mulher: há aquelas que ficam 2 dias com contrações, enquanto as mais sortudas têm o bebê dentro de poucas horas. Independentemente de como seu corpo reagirá, é comum que tenha 4 fases.

Latente

Começou a sentir dores leves? Você está iniciando a fase latente do parto, com contrações do útero em intervalos irregulares e que podem durar várias horas. É nesse momento que pode ocorrer a perda do tampão mucoso (mas não é regra, ok?) e que o colo do útero se prepara para a dilatação.

Ativa

Sabe aquela história de ir para o hospital quando a bolsa estoura? Esqueça! Muitas mulheres nem percebem quando isso acontece. O ideal é sair de casa quando você entrar na fase ativa de parto. Observe as contrações: elas ficarão regulares (com intervalos de 4 a 5 minutos), mais longas e dolorosas.

Expulsiva

Quando você tiver a dilatação completa do colo do útero (10 cm), seu corpo começará o trabalho expulsivo. Essa é a fase mais emocionante e muitas mulheres se sentem completamente fora de si. É o seu passaporte para a “partolândia”: contrações longas a cada 2 ou 3 minutos, frio, tremores e uma vontade incontrolável de fazer força.

Pós-expulsiva

Registre esse momento para sempre: o chorinho do seu bebê. Você conseguiu! Depois de alguns minutos, você sentirá vontade de fazer força novamente e começarão outras contrações, mais leves. Nesse momento, ocorrerá a saída da placenta, o órgão que nutriu seu filho por toda a gestação.

Como se preparar para o parto?

Viu só como é tudo muito natural? Agora, veja alguns exercícios e técnicas que ajudarão nessa experiência e saiba como se preparar para o parto.

Faça o exercício de Tailor

Esse exercício é muito interessante durante as contrações, pois promove uma melhora no fluxo sanguíneo e ajuda a aliviar as dores. Basta sentar-se no chão com as pernas em “posição de borboleta” (encostando as solas dos pés) e empurrar delicadamente os joelhos para baixo, com as costas eretas. Alterne esse exercício com caminhadas.

Tome banhos quentes

A água quente favorece a dilatação, relaxa a musculatura, alivia as dores, melhora a circulação e ainda ajuda a estimular a “descida”do leite: é tudo o que você precisa. Mesmo que esteja no seu lar, em uma casa de parto ou no hospital, procure um chuveiro e aproveite os banhos quentes.

Pratique o mindfulness

O mindfulness é uma técnica de meditação que consiste em estar 100% presente em cada momento. Em qualquer lugar e até mesmo em meio às dores do trabalho de parto, tente dar atenção plena a cada movimento do seu corpo, cada contração do seu útero, cada toque de apoio das pessoas ao seu redor.

Siga seus instintos

Por último, siga seus instintos. O seu corpo sabe o que está fazendo e o que é melhor para o trabalho de parto. Por isso, se sentir vontade de agachar, de deitar, de gritar, de chorar, de rir, de pular: faça! Confie na sua natureza e lembre-se de que as mulheres passam por isso desde que a humanidade existe.

Enfim, não há segredo sobre como se preparar para o parto. Cada experiência é única! Mas fique sempre tranquila. Esse é um processo natural e para o qual seu corpo está preparado. Além disso, você contará com uma equipe de profissionais que garantirá sua saúde e a do bebê.

Antes de ir, veja também o que pode ou não ser feito no resguardo. E boa hora!

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This