Maternidade

Seu bebê não dorme à noite? Saiba o que fazer.

Escrito por Mammybelt

O nascimento de um filho é sempre gratificante para os pais. Junto a esse evento, surgem também desafios na criação do pequeno. Entre os principais dilemas está lidar com a dificuldade do sono da criança. Se seu bebê não dorme à noite, você não está sozinha nessa situação. Apesar de não ser uma questão de fácil solução, há técnicas que podem resolver ou minimizar o problema.

Com o objetivo de ajudar você a lidar melhor com o sono de seu filho, escrevemos este post. Aqui, vamos destacar dicas supervaliosas. Confira!

Crie uma rotina

A rotina na vida do bebê é fundamental desde o nascimento. Criar horários para os cuidados diários o ajuda a ficar mais tranquilo. Para isso, organize o tempo para a alimentação, banho e o sono. A dica é também acrescentar uma história e uma música suave ao cronograma. Dessa forma, você vai perceber que, aos poucos, ele associa os cuidados repetitivos com o momento antes de dormir.

Ofereça conforto

Muitas vezes o bebê pode acordar por sentir algum incômodo. Sempre confira, antes de iniciar a rotina do sono, se o pequeno está com a fralda seca, por exemplo.

Outra atitude é observar se a roupa está adequada para a estação. Bebês podem acordar devido ao calor ou frio excessivo do ambiente. Além disso, pense em colocar próximo à criança um brinquedo macio ou algum pertence com o cheiro dos pais.

Mostre a diferença entre o dia e a noite

Talvez você já tenha ouvido falar que os bebês trocam o dia pela noite. A boa notícia é que você pode ensinar ao seu filho a diferença entre esses períodos. Após duas semanas de vida do recém-nascido já é possível começar o “treinamento”. Para isso, deixe, durante o dia:

  • a residência bem iluminada;
  • os barulhos das tarefas domésticas acontecerem como de costume;
  • as conversas e o toque do telefone ocorrerem naturalmente;
  • a criança acordada entre as mamadas, dando a ela brinquedos como chocalhos.

Já durante a noite, procure não fazer brincadeiras que o despertem quando for dar de mamar. Acenda somente o necessário das luzes e deixe a casa mais silenciosa.

Permita as sonecas durante o dia

Apesar de muitas pessoas dizerem que bebês que dormem durante o dia têm dificuldade de dormir à noite, isso não é verdade. Se mais sonecas o pequeno tirar, ele não “lutará” para ficar acordado ao anoitecer. Por isso, ao garantir pequenos períodos de sono durante o dia, o seu filho vai dormir melhor.

Incentive o bebê gastar energia

As crianças precisam ter energia gasta para dormir melhor. A dica é não deixá-las o tempo todo em frente à televisão. Promova brincadeiras de bola, músicas para dançar e passeios no parque. Assim, ao anoitecer, o bebê estará cansado e mais disposto para dormir.

Como você pôde ver, se o bebê não dorme à noite, há atitudes para serem seguidas. Antes de colocar em prática as nossas dicas, veja se seu filho está bem de saúde. Visite regularmente o pediatra e mantenha a vacinação em dia.

Agora que você já acompanhou dicas para seu bebê dormir à noite, deixe um comentário sobre este post. Como é a rotina de sono do seu pequeno? Queremos muito saber a sua experiência!

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.

Share This