Gestação

Sono na gravidez: entenda os desafios das futuras mamães em cada trimestre

Escrito por Mammybelt

A gente sabe que a gestação traz muitos desafios e mudanças no corpo das mamães. Um exemplo é o sono na gravidez: é comum que haja uma certa dificuldade na hora de encontrar a melhor posição para dormir, além de outras questões que deixam as mães desconfortáveis, sem conseguir “pregar o olho”.

O ideal, nesse caso, é analisar cada trimestre da gestação e se preparar para essas mudanças, garantindo uma noite mais tranquila para você e o seu bebê. Então, para te ajudar com isso, trouxemos neste post os principais desafios que as mamães enfrentam e que afetam diretamente o seu sono.

Boa leitura!

Primeiro trimestre

No primeiro trimestre da gravidez, os altos níveis de progesterona levam as futuras mamães a ter muito sono durante o dia. O sono é tamanho que pode até atrapalhar nas atividades cotidianas. No entanto, esta sensação de sonolência tende a desaparecer ao anoitecer. Com isso, quando chega a noite, elas passam a ter mais dificuldade para dormir, o que aumenta ainda mais a fadiga no dia seguinte — é um ciclo.

Além desses sintomas, é comum uma vontade maior de fazer xixi, enjoos e dores nos seios. Então, para ter uma boa noite de sono, tente reservar entre 10 e 12 horas de descanso por noite.

O recomendado é manter os quartos sempre arejados e procurar dormir cedo, para não ficar tão sonolenta durante o dia. Ler um bom livro e praticar exercícios físicos, sem muito esforço, também pode ajudá-la nessa fase.

Powered by Rock Convert

Segundo trimestre

Já no segundo trimestre, as mulheres costumam ter menos sonolência durante o dia, visto que a produção de progesterona fica mais lenta. Apesar disso, nessa fase da gravidez podem surgir outros desafios, como congestão nasal, apneia, ronco e câimbras nas pernas.

Para que esses sintomas não te prejudiquem na hora de dormir, o ideal é massagear a perna com cremes para melhorar a sua circulação e diminuir o cansaço. Além disso, é importante subir um pouco a cabeceira da sua cama, com travesseiros, para que você consiga respirar melhor.

Terceiro trimestre

Sabe quando você passa ter azia e barriga começa aumentar? Pois esses são alguns dos desafios que fazem parte do terceiro trimestre da gravidez. Essa fase é recheada de descobertas — e, na hora de dormir, não é diferente.

Várias mães têm dificuldades para manter a qualidade do sono nessa época. Por isso, é muito importante ter atenção aos seus hábitos alimentares e às roupas que você veste para dormir. Evite comidas ácidas e pesadas durante a noite, além de escolher pijamas e camisolas confortáveis, que não apertem a sua barriga.

Por fim, não esqueça: quando for se deitar, opte por uma posição apoiada no lado esquerdo, visto que ela melhora a oxigenação e circulação.

Conhecer os desafios do sono na gravidez é uma forma de entender como o nosso corpo funciona se preparar para driblar os sintomas dessa fase. Então, não deixe de pôr em prática as dicas que apresentamos aqui! Assim, você vai conseguir noites mais tranquilas, acordando com disposição.

E aí, gostou da leitura? Agora, se também quiser ajudar as suas amigas a ter uma boa noite de sono na gravidez, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e deixe as futuras mamães mais felizes!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.