Gestação

Terceiro trimestre de gravidez: o que fazer para ter mais conforto?

Escrito por Mammybelt

No terceiro trimestre de gravidez, o nascimento do bebê já é uma realidade bem próxima para a futura mamãe. A barriga vai ficando ainda maior, fazendo com que a gestante ganhe mais peso e se sinta mais cansada. Além da ansiedade típica desse período que antecede a chegada do pequeno, o desconforto físico costuma ser mais intenso, e é preciso buscar maneiras de se sentir confortável e aumentar seu bem-estar.

Para que você passe por essa fase da melhor forma possível, nós separamos algumas dicas que vão ser bem úteis. Continue a leitura e confira!

Reduza a ingestão de líquidos antes de dormir

Como a barriga vai aumentando, nos últimos meses de gestação o útero acaba “tomando” uma parte do espaço que, até então, era da bexiga. Esta, por sua vez, já não vai conseguir armazenar tanta urina quanto antes. Além disso, a própria pressão que o útero exerce sobre a pélvis e a bexiga faz com que se tenha vontade de urinar com mais frequência.

Você já está cansada de acordar e ter que ir correndo para o banheiro? Então, evite tomar líquidos pouco tempo antes de se deitar. Isso vale tanto para o repouso da noite quanto para os cochilos durante o dia.

Eleve as pernas

Dor nas pernas e inchaço são sintomas comuns durante a gestação. Esse sintomas podem se acentuar quando a futura mamãe entra no terceiro trimestre de gravidez , por conta do aumento de peso.

Para evitar ou, pelo menos, amenizar o problema, não fique muito tempo em pé ou sentada e coloque as pernas para cima. Deite-se de costas e deixe as pernas sobre algumas almofadas ou travesseiros, pois essa posição favorece a circulação sanguínea.

Powered by Rock Convert

Durma de lado

Dormir de bruços ou com a barriga para cima pode até ser confortável nos primeiros três meses de gestação. No terceiro trimestre de gravidez, porém, encontrar uma posição agradável é uma tarefa difícil.

Contudo, a posição mais indicada é aquela em que você dorme de lado, de preferência do lado esquerdo, o que contribui para melhorar a circulação sanguínea. Para descansar melhor, usar travesseiros extras, entre as pernas e abaixo da barriga, é uma boa ideia, pois dá um maior apoio corpo.

Use roupas confortáveis

Uma outra dica para você se sentir melhor no terceiro trimestre de gravidez tem a ver com as roupas mais indicadas para esse período. Deixe de lado aquelas peças muito justas, principalmente as que apertam a barriga e os quadris.

O ideal é investir em roupas que tenham um bom caimento no seu corpo e que deixe você à vontade para se movimentar. Calças leggings, macacões, blusas de malha e vestidos soltinhos são uma ótima pedida para se vestir bem e com conforto. Ah! Nada que seja difícil tirar ou colocar, já que as idas ao banheiro são bem frequentes!!!

Uma informação importante neste momento: Covid-19. É preciso tomar mais cuidado nessa fase da gestação. No terceiro trimestre de gravidez, o útero — que está cada vez maior — pressiona o pulmão, o que faz com que a mulher sinta mais cansaço e dificuldade para respirar. Se o vírus chegar aos pulmões, também vai dificultar a respiração e pode causar pneumonia.

E aí, o que você achou do nosso post? Gostou? Então, compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais para que suas amigas também conheçam nossas dicas!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Mammybelt

Deixar comentário.