Gestação

Conheça os benefícios da yoga para gestantes!

Escrito por Mammybelt

Você sabe quais são as vantagens da yoga para gestantes? Muitas pessoas pensam que a yoga é apenas um tipo de exercício físico, com algumas posições específicas. Você é uma dessas pessoas? Pois fique sabendo que essa técnica, com origem na Índia, vai bem além desse conceito, ajudando a alinhar corpo e mente e proporcionando relaxamento — algo muito importante, ainda mais no final da gravidez, né?

Explicando de maneira bem simples, são realizadas algumas práticas ligadas à postura, respiração e meditação, de forma que a mulher se sinta relaxada e forte e se concentre no próprio corpo.

Continue a leitura do artigo e entenda melhor por que a yoga para grávidas é uma ótima pedida, e conheça as posições mais indicadas durante a gestação!

Vantagens da yoga para gestantes

A gravidez é um período no qual muitas mulheres costumam se sentir ansiosas e indispostas, afinal, passam por diversas mudanças físicas e hormonais. Nesse sentido, a yoga contribui para que o corpo chegue a um estado profundo de relaxamento, ao mesmo tempo em que a mente vai se aquietando. Abaixo, você pode conferir algumas das vantagens dessa prática!

Melhora da respiração

Por meio de algumas técnicas, a gestante vai aprendendo a se concentrar e a focar na respiração. Assim, sente-se mais alinhada ao próprio corpo e mais disposta. Respirar de forma correta é muito importante para a futura mamãe, uma vez que isso vai ser bastante útil no momento do parto, deixando-a mais tranquila e facilitando o nascimento do bebê.

Redução do inchaço

O inchaço é um problema comum na gestação. A prática da yoga aumenta o trabalho dos rins, diminuindo a retenção de líquidos. Além disso, determinadas posições, como aquelas mais focadas nos músculos inferiores, melhoram a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço.

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Fortalecimento do assoalho pélvico

Outro ponto positivo da yoga para grávidas tem a ver com o fortalecimento do assoalho pélvico — conjunto de músculos que ligam e sustentam os órgãos pélvicos, como bexiga, útero e reto. Trabalhar esses músculos evita situações como incontinência urinária e parto prematuro, além de aumentar a possibilidade do parto ser normal, uma vez que a mulher vai ter mais força para empurrar o bebê.

Posições de yoga mais indicas para gestantes

Mesmo sendo uma boa opção, algumas posições de yoga não são adequadas para grávidas, como aquelas em que é preciso manter a barriga e/ou a cabeça para baixo, e as que forçam o abdômen. Abaixo estão algumas das posições mais indicadas durante a gravidez!

Uttanasana

As pernas devem estar separadas, um pouco além da largura dos ombros, e as pontas dos pés viradas para frente. Após isso, é preciso encostar as costas em uma parede e deslizar o quadril para baixo, sem tocar o chão. Se necessário, pode-se utilizar uma almofada como apoio. Depois, é só juntar as mãos em frente ao peito e apoiar, levemente, os cotovelos sobre os joelhos. A posição uttanasana ajuda a tonificar o assoalho pélvico e os músculos das pernas.

Viparita Karani

É preciso se deitar de costas, colocar uma almofada mais baixa na área lombar, encostar o bumbum na parede e posicionar as pernas para cima. Por último, é só deixar as mãos em cima da barriga e descansar. Essa posição ameniza a dor nas pernas e na lombar e ativa a circulação.

Savasana

É necessário deitar do lado esquerdo, mantendo a perna esquerda estendida e a direita dobrada e apoiada em um travesseiro ou uma almofada. Também é preciso usar um travesseiro ou uma almofada para sustentar a cabeça. Em seguida, é só fechar os olhos, mentalizar cada um das partes do corpo e desfrutar o momento de paz, conectando-se com o bebê. Após estar totalmente relaxada, vá movimentando o corpo aos poucos e espreguice lentamente.

A yoga para gestantes é uma atividade prazerosa e realmente válida nessa fase cheia de mudanças. Alinhando corpo e mente, a prática gera uma sensação de bem-estar e diminui o nível de estresse, além de proporcionar outros benefícios. Mas se esqueça: é preciso falar com seu médico antes de começar qualquer atividade física, ok?

Gostou do nosso post? Agora que você já conhece os benefícios da yoga para gestantes, que tal dividir essa informação com suas amigas? Compartilhe agora este artigo nas suas redes sociais!

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